Na região mesopotâmica viveram diferentes povos: Sumérios, acádios, babilônios, assírios e caldeus, entre outros. Ao longo da história, esses povos confrontaram-se em vários momentos. Grupo nômades e seminômades, das montanhas ou do deserto, atacavam as populações sedentárias que viviam nos vales e nas planicies, onde havia áreas férteis para plantar e para criar rebanhos.
O desenvolvimento da agricultura e da pecuária foi modificando a forma como os grupos humanos se organizavam. Como alguns deles começaram a controlar a produção de alimentos, permaneciam mais tempo nos lugares que ocupavam, passando a formar aldeias agriculas e pastoris. Na agricultura destacaram-se os cultivos de cevada (usada para fazer pão e cerveja), Trigo, linho (usado na confecção de tecidos), sésamo (gergelim, do qual se extraia óleo para alimentação e iluminação), tâmaras, legumes (cebolas, alhos) etc.
Na pecuária criavam-se ovelhas, cabras, porcos, bois e asnos.
Os povos mesopotâmicos adaptaram-se ás condições naturais da região: construiram diques e barragens para conter as enchentes dos rios Tigre e Eufrates, além de canais de irrigação para levar a água desses rios até os lugares mais secos.
Tirado do livro: História Global - Brasil e Geral pag. 40.
Postado por Renata nº 33
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ok. Fazer a citação apenas, resumidamente, como História Global é incorreto por existirem muitos livros com este nome. O correto é fazer uma citação completa: "História Global- Brasil e Geral" de Gilberto Cotrim, páginas nº tal e tal.
ResponderExcluirUma outra dica, como este trabalho é em grupo, cada aluno que "postar" deve colocar seu nome, para mostrar:
1 - que sabe ou que está aprendendo a mexer com a internet;
2 - mostrar a sua colaboração para o trabalho.
NÃO ACEITAREI TRABALHOS INDIVIDUAIS NA INTERNET!
Ok? Aguardo a solução destes pequenos detalhes.
Esqueci:
ResponderExcluirPor favor coloquem um "post" com o nome dos componentes do grupo.
Cada material postado deve ter o nome do aluno que pesquisou ou preparou o material. Isto tem por objetivo o seguinte:
1 - mostrar que os aluno já sabe ou está aprendendo a mexer com esta ferramente;
2 - por tratar-se de uma atividade em grupo, mostra a colaboração de cada um.
Repito: NÃO ACEITAREI TRABALHOS INDIVIDUAIS NA INTERNET. Espero que cada um faça a sua parte.
Aguardo a solução deste pequeno detalhe.
renata adoramos sua digamos assim materia muito criativa.
ResponderExcluirmayara
leticia
juliane
wolfgang
1°D
Ok. Aceito este copmentário como post dos membros do grupo. Mas o essencial vocês ainda não atenderam:
ResponderExcluir1 - Quem postou?
2 - Qual a fonte? (no caso corrijam conforme solicitei)
Bem, vou entender que foi a Renata quem postou. A nota é dela. E os demais?
ResponderExcluirNeste "post" falta citar a fonte pesquisada.
Bom, existe o professor e existe a escola. quem não gosta do que existe, tenta mudar. Repito: O prazo final para que as correções do blog tenham valor para o segundo bimestre é 29/06. Aguardando...
Aguardo postagem até 29/06
ResponderExcluir